.....

Colaboração com o Departamento
de Design de Produto da UFCA
(
Projeto de Acessibilidade do Museu do Crato) /

Em junho de 2013 o Diretor do Museu do Crato Ricky Seabra propôs à professora da UFCA Juliana Loss que seus alunos trabalhassem durante um semestre criando soluções de acessibilidade para o Museu. O Museu é uma antiga Camara e Cadeia e apresenta obstáculos e desafios sérios de acessibilidade. O Diretor do Museu viu nos alunos uma oportunidade para criarem soluções inovadoras. Juliana aceitou o desafio e os alunos começaram a trabalhar.

Em dezembro de 2013 os alunos do curso de Design de Produto apresentaram suas soluções ao público no pátio do museu. Alugmas soluções foram tão supreendentes que resolvemos fazer uma exposição dos resultados no museu. A ideia deste projeto seria de custear a construção de protótipos e expô-las no próprio museu.

Esta exposição é uma maneira do museu voltar a se apresentar ao público se preocupando com a qualidade da obra que estar por vir. A exposição também amplia a missão do museu para incluir o campo de design demonstrando que o museu também é territorio para jovens designers proporem projetos e inovarem.

Queremos mostrar também que a mão de obra de design daqui do região é de alta qualidade e que algumas soluções que os alunos apresentaram podem e devem ser incorporadas ao museu.

 


.

Um Museu para Brejo Santo /



4 Museus para o Cariri cearense /

Abrindo o diálogo para patrocinadores:

Este documento abre o diálogo com potenciais patrocinadores sobre a possibilidade de estabelecer 4 museus na Região do Cariri. Como Representante Titular da Regional Cariri no Sistema Estadual de Museus do Ceará tenho circulado pela região e eu sei, atualmente, de 4 municípios que estão interessados em criar museus: Lavras da Mangabeira, Brejo Santo, Araripe e Crato.

Além de Juazeiro do Norte, Santana do Cariri e Nova Olinda, o Cariri está com uma carência muito grande de museus e quando os tem a manutenção deles fica comprometida pois as prefeituras não conseguem ajudar por falta de vontade política ou processos burocráticos e licitatórios que emperram o fluxo de dinheiro à estas instituições.

Está na hora de achar uma nova maneira de se estabelecer e, especialmente, MANTER museus nesta região tão carente de acesso à arte e ideias inovadoras. O propósito deste documento é de incentivar empresas que trabalham com responsabilidade social na área cultural a contribuirem para o acesso à museus na região do Cariri.



Programa Famílias no Museu /

Nossa proposta é de atrair famílias para o museu. Aqui no Brasil são as escolas que levam a maioria das crianças aos museus e não os pais. A consequência é que os museus tem um clima de um pátio de colégio em vez de um lugar de contemplação e compartilhamento entre pais e filhos. Pretendemos atrair familias para o museu agindo em duas frentes: As escolas e o CRAS.

Não pediremos, o que é de praxe, que as escolas tragam as crianças. Pediremos que os professores criem um trabalho em que os filhos trariam os pais para a escola. Posteriormente podem escrever ou criar algo sobre esta experiência que pode ser compartilhada com o museu.

A outra frente de ação é fazer o contrário: fazer com que pais tragam os filhos. Entraremos em contato com o CRAS e trabalharemos com organizações/associações que trabalham com adultos encourajando-os a trazerem os filhos para o museu.

Monitoraremos os nossos resultados no livro de assinaturas do museu indicando adultos que trazem crianças. Observação: definimos família como pelo menos um adulto e uma criança com algum grau de parentesco. E famílias que viriam ao museu ganhariam uma um cartaz do museu.

Acredito que o museu deveria ser uma extensão da família e não só da escola. Assim famílias criarão memórias em torno do museu desenvolvendo um laço afetivo/familiar com o museu. Quem sabe isso crie uma geração de pessoas que zelarão com mais fervor pelo museu evitando que ele caia de novo em ruínas como aconteceu no passado.

 



Percursos Urbanos de Maranguape /

Do Street View às ruas de Maranguape

Dia 25, sab., 15h00

As fachadas de casas e edifícios mais antigos se caracterizam com um verdadeiro tesouro de feito por mestres pedreiros cujos nomes, infelizmente, caíram no esquecimento. Como o Street View, aplicação do Google, pode ser instrumento de reconhecimento do patrimônio cultural, ajudando-nos a planejar passeios? O mediador não conhece Maranguape e fará este percurso baseando se nesta ferramenta do Google Maps. Seja motivados pelo cuidado com os bens coletivos ou pelo mero prazer de olhar coisas belas, esse percurso se propõe a nos ensinar uma nova maneira de passear pela cidade.

Mediação: Ricky Seabra é performer, designer e pesquisador formado em Comunicação Visual pela Parsons School of Design e tem mestrado em Pesquisa em Design pela Design Academy Eindhoven na Holanda. É Coordenador do Patrimônio Histórico e Cultural do Crato e Diretor do Museu do Crato.
Participantes: Interessados em geral, mediante inscrição prévia
Ponto de saída: NOVA SEDE do Centro Cultural Banco do Nordeste, Rua Conde D’eu, 560, Centro
Inscrições: A partir de 20 de abril, enviando seu nome sobrenome e data dos percursos por SMS (96289137) ou e-mail percursosurbanos@gmail.com

.

Falta fazer upload dos projetos:

Colaboração com o Departamento de Arquitetura da FJN /

Um museu para Lavras da Mangabeira /

Reconstrução Patrimonial no Centro de Nova Olinda /

Reconstrução da Casa de Barbara de Alencar /

O Doce Manifesto; Pela defesa do Cratim de Açucar /

Onze museus para o Bacia Cultural do Araripe (Os museus poderiam servir de âncoras para ampliar este projeto da UFF)

Revisão da Lei de Patrimônio do Crato de 1999 /

Casa do Patrimônio (3 fronts) /

RFFSA Galeria

Inversão do Teatro

Reforma Teatro de Bolso

Planetário do Crato

Centro Cultural Cabaçal /

Rampa da Biblioteca /

Lei de Manutenção /

O ensino da história do Crato no fundamental 2 Lei: xxxx /
basear-se-á nos quatro salas do Museu Histórico do Crato:
Crato Origens / Crato Tradição / Crato Político / Só no Crato

Os gatos do museu (Edital Piaf, Salic Webyslene, e Rouanet) /